ENTRE EM CONTATO

(11) 5083-8222

   

BLOG

21 de março – Dia Mundial do Sono

Uma boa noite de sono é imprescindível para a manutenção da saúde pois, é nesse período  que nosso corpo e mente entram em repouso  e nosso organismo produz algumas substâncias muito importantes.
Durante o sono, a pressão arterial e batimentos cardíacos reduzem,  ocorre um relaxamento muscular e, também, favorece a consolidação das informações que recebemos durante o dia, ou seja, favorece o aprendizado. Além disso, ocorre a produção de insulina e hormônio do crescimento que são fundamentais no controle de várias funções do organismo, como controle da glicemia, do peso e do crescimento.
O tempo de sono necessário varia muito entre os indivíduos. Em média, um adulto necessita de oito horas de sono, sendo que os idosos necessitam de um número menor de horas.  Na terceira idade, o sono tende a ser mais leve, podendo ocorrer despertares por estímulos sonoros ou luminosos, o que não representa uma condição patológica e, sim, fisiológica. O mais importante não é o número de horas de sono, e sim a qualidade do sono, de forma que este seja reparador.
Portanto, o sono é fundamental para garantir um funcionamento adequado das funções do nosso organismo.
Postado por Dra. Gisane Cavalcanti Duque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *