ENTRE EM CONTATO

(11) 5083-8222

   

BLOG

Qualidade de vida

Qualidade de vida significa a manutenção do bem-estar pessoal e a satisfação geral do indivíduo com sua vida, garantindo o alcance da felicidade e auto-realização.  Segundo alguns autores, certos fatores são importantes para a manutenção dessa qualidade de vida. Questões que envolvem a manutenção da saúde, um bom relacionamento interpessoal, a preservação do lazer, o equilíbrio emocional, a vivência da espiritualidade foram os principais aspectos relacionados com a qualidade de vida.

A adoção de hábitos de vida saudáveis incluindo uma alimentação adequada, a prática de atividade física regular, um sono de boa qualidade e reparador, evitar bebidas alcoólicas em excesso e a abstenção do tabagismo são questões sabidamente imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. A manutenção de um organismo em perfeitas condições de saúde garante vitalidade necessária para a realização das atividades habituais e previne as limitações motoras e mentais que podem surgir com o envelhecimento.  Bons relacionamentos com familiares, vizinhos, amigos, e, em especial, com o conjugue permitem que, na terceira idade, sentimentos como solidão e abandono não estejam presentes.

Permitir-se ter acesso à momentos prazerosos de lazer é fundamental. Atividades realizadas no lar como assistir televisão, ouvir música, ler e costurar ou atividades fora de casa como ir à parques, shoppings, clubes, casa de amigos, igreja ou qualquer lugar que permita o relaxamento, divertimento e distração são favoráveis ao bem-estar.  A manutenção de um equilíbrio emocional também é muito importante.

Prevenir ou reconhecer precocemente sinais e sintomas de doenças psiquiátricas que podem repercutir negativamente no bem estar do indivíduo são questões imprescindíveis. A preparação para as mudanças que surgem com o envelhecimento, como a aposentadoria, a perda de familiares e amigos são importantes para a garantia da saúde psicológica.  Além disso, estudiosos têm mostrado que, independente da religião, a prática da espiritualidade com o seguimento de algum dogma ou doutrina se relaciona com a manutenção de uma boa qualidade de vida.  Portanto, qualidade de vida é a garantia da integração e perfeito funcionamento de vários fatores.

Ter um corpo saudável, aceitando suas limitações, viver na sociedade de forma harmoniosa e prazerosa são questões fundamentais para o bem-estar pessoal e uma vida com qualidade!

Postado por Dra. Gisane Cavalcanti Duque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *