ENTRE EM CONTATO

(11) 5083-8222

   

BLOG

25 de novembro – Dia do Doador Voluntário de Sangue

No Brasil, o dia 25 de novembro é marcado por celebrar um dos mais belos atos de solidariedade, o Dia do Dosdor de Sangue.

Assim como homenagear os voluntários que através de um gesto simples, são capazes de salvar diversas vidas diariamente, esta data tem como objetivo também conscientizar sobre a doação de sangue.

O dia 25 de novembro foi intitulado como Dia do Doador de Sangue em 1964, pelo presidente Castello Branco no decreto de Lei nº 53.988, data de aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

A cada edição, anônimos e empresas se unem em campanhas que têm como intuito enfatizar a importância deste gesto solidário, e da mesma forma, motivar cada vez mais pessoas a fazerem parte destas ações.

De acordo com dados da ONU, em relação aos países vizinhos, o Brasil tem o número de doações de sangue proporcionalmente menor. E, apesar dos estudos realizados entre 2012 e 2013 apontarem que apenas 1,8 da população nacional doa sangue, enquanto o ideal é de 3% a 5%, pode-se observar mudanças gradativamente positivas sobre este quadro.

Nas análises, 59,52% (6 em cada 10) doadores são espontâneos (que doam regularmente para o banco de sangue), já os outros 40,48% são de doadores de reposição (doam somente quando um amigo ou parente necessitam).

Quem pode doar sangue?

Segundo as normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para ser um doador de sangue é preciso:

• Ter acima de 50 quilos;
• Ter idade entre 16 e 69 anos;
• Não ter qualquer tipo de doença como Hepatite, Doença de Chagas, ou DSTs;
• Gestantes devem esperar de 90 a 180 após o parto;
• Mulheres devem aguardar o período de pelo menos 90 dias entre as doações, e os homens 60 dias;

Doar sangue é um ato que pode salvar muitas vidas, por isso, abrace você também este belo e solidário gesto.

Postado por Dra. Gisane Cavalcanti Duque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *